Sublimes Conversações

Ou conversações sublimes sobre literatura. Um clube do livro. Uma roda de leitura. Quase um grupo de auto-ajuda. Amigos que nunca se viram sentando-se em volta da fogueira para ouvir histórias contadas por aqueles que vieram antes. Ou em cafés do século XIX. Entre, puxe uma cadeira ou ponta do cobertor, encha sua xícara de chá. Seu copo de "vinho, poesia ou virtude". Embriague-se de letras. Pré requisito indispensável: querer. Bem-vindo a todos.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Resoluções Literárias para 2008.

Que tal dar “meio sem querer” uma sugestão pra quem ainda não comprou o seu presente de Natal e ainda assumir um Compromisso Literário pra 2008? Boa né?...Então faça uma lista das suas Resoluções Literárias para 2008.
Proposta inicialmente pelo Meia Palavra e carinhosamente roubado por blogs de leitores compulsivos (inclusive este), vale incluir na sua lista livros que sempre desejou ler, mas que até agora são apenas desejos, livros que conheceu agora, livros que gostaria de ler novamente ou aqueles que foram separados para 2007 mas que ficaram “encalhados” na sua estante (restaram quatro na minha).
Se possível além de postar nos seus respectivos blogs coloque a lista aqui nos comentários para que todos possam ter sugestões de leitura para o ano todo ou até mesmo para adotarmos algum dos livros ao longo do ano.

*Segue a minha Resolução...


1) Ana Karênina - Tolstói (será terminado ano que vem rsrsrs)
2) A menina que roubava livros – Markus Zusak
3) Crônicas: 1961-1984 - Gabriel Garcia Marquez
4) Da Europa e da América -1955-1960 - Gabriel Garcia Marquez
5) A Mulher de Trinta Anos – Balzac
6) Mulheres de Cabul - Harriet Logan
7) O Livreiro de Cabul - Asne Seierstad
8) Morangos Mofados – Caio Fernando de Abreu
9) Einsten - Sua Vida, Seu Universo – Walter Isaacson.
10) Iracema – José de Alencar
E você? O que vai ler em 2008?

7 comentários:

Anônimo disse...

querida, vc já não leu "a menina q roubava livros"? vai ler de novo? eu gostei mto de "o livreiro de cabul". se vc quiser te empresto.
bjks
p.s. farei minha lista em breve! são tantos!

Carrie, a Estranha disse...

Oi!

Dessa lista já li: A menina q roubava livros, Iracema (eeeeca, chaaato, chaaato. Odeio José de Alencar! Mil vezes um Machado!) e A mulher de trinta anos (óootimo).

Minha lista:

1) Crime e Castigo (Dostoiévski): li quase até o fim, mas como parei faz tempo vou ter q ler do início.

2) A Montanha Mágica, de Thomas Mann (mesmo caso acima).

3) Grande Sertão: Veredas (idem ibidem).

4)Ulisses, de Joyce (espero um dia conseguir passar da página 80).

5) Irmãos Karamázovi, do Dostoiévski.

5) Guerra e Paz, Tolstói.

6) Ilusões perdidas, Balzac.

7)Algum do Saramago. Nunca li Saramago! Aceito sugestões.

Só.

Bjs

Anônimo disse...

Carrie, acho que o Ensaio sobre a cegueira é um ótimo Saramago para começar.
Um abraço,
Cláudia

Frau !!! disse...

Oi Bella, eu ainda não lí a Menina que Roubava Livros, estou só na vontade. Bom saber que o Livreiro de Cabul é bom, agora fiquei com mais vontade de ler, só acho que será um pouco complicado pegar emprestado com vc rsrs...beijos.

Anônimo disse...

* rosi, eu gostei do livreiro, mas conheço várias pessoas q não... já com "a menina q roubava livros" ocorre o oposto: eu não gostei e a carrie amou!

Minha lista para 2008: basicamente são livros q comprei ou ganhei, mas não li ainda.

A verdade das mentiras - Mário Vargas Llosa

Eu sou o mensageiro - Marcus Zusac

Mrs. Dalloway - Virginia Woolf (quero reler)

Crime e Castigo - Dostoievski

Modernidade Líquida - Zigmunt Bauman (já li metade)

Amor Líquido - Zigmunt Bauman

The history of Love - Nicole Krauss

Mother Missing - Joyce Carol Oates (tem um conto mtooo bom dessa autora q acho q tem a ver contigo Carrie, dps te passo)

Quero terminar 2 até o fim do ano: Cidade do Sol (Khaled Housseini) e Los Angeles (Marian Keyes) - já estão na metade, os dois. Aí termino Ana Karenina em janeiro e pego a listinha dps. Yuppie! Será q consigo??

Carrie, a Estranha disse...

Cláudia,

Obrigada pela sugestão. Acho q é o único q não tenho aqui em casa (casa dos meus pais).

Rosi,

Eu confesso q tenho uma certa preguiça desses livros-best-seller-do-Oriente-médio-sobre-criancinhas-e/ou-histórias-tristes. Mas pode ser preconceito meu.

Bella,

Os do Baumann são ótimos. Já li partes desses dois - aliás, tinha q dar pros meus aluninhos a introdução do Modernidade Líquida. Formiga Irmã é q tem muitos livros dele (aliás, ela morre de rir dos seus "yuppie"! Eu tb! Rsrsrs).

Puxa, q legal! Novas autoras! Quero ler, quero ler! Ah! Tb queria te pedir emprestado os da mulher da Melancia (os q vc já leu).

Yuppie!

bjs

Anônimo disse...

* Carrie baby, vamos lá:

Eu tb adoro meus "yuppie"! haha!

Modernidade Líquida eu já li mais da metade pro mestrado (q não passei por sinal) - agora só faltam dois capítulos pq eu meio q larguei o livro dps da prova. Mas tipo assim, qdo vc lê Bauman é aquela coisa "ohhhh". Bom, eu fico assim, pelo menos. Fico impressionada como ele consegue traduzir o mundo. Colocar em palavras aquilo que a gente sabe q existe e sente, mas não consegue explicar ou mesmo não tem uma noção tão clara.

Nicole Krauss é uma autora nova sim, acho que só tem dois romances publicados. Joyce Carol Oates não é tão nova assim, tem mais coisas. O conto dela é realmente ótimo. Vou tentar achar o link para te mostrar - chama "Where are you going? Where have you been?". Cris até usou com as turmas dela na UFF.

A mulher da Melância (aliás, esse eu não li, é o mais famoso) é a Marian Keyes e é bobinho bobinho mas é legal.

* Claudia e Rosi, onde estão as listinhas de vocês??