Sublimes Conversações

Ou conversações sublimes sobre literatura. Um clube do livro. Uma roda de leitura. Quase um grupo de auto-ajuda. Amigos que nunca se viram sentando-se em volta da fogueira para ouvir histórias contadas por aqueles que vieram antes. Ou em cafés do século XIX. Entre, puxe uma cadeira ou ponta do cobertor, encha sua xícara de chá. Seu copo de "vinho, poesia ou virtude". Embriague-se de letras. Pré requisito indispensável: querer. Bem-vindo a todos.

domingo, 16 de dezembro de 2007

Beatrix Potter


Queridos, como anda a leitura de Anna Karenina? A minha ainda está bem no começo, estou mais ou menos na página 60, ou seja, não li praticamente nada! Essa semana foi bem complicada como sempre é o fim de ano no trabalho, mas semana que vem estarei de férias e tudo fluirá melhor. Aposto que a Carrie já leu mais de 200 páginas, não é baby?

Estou adorando a parte do Lievin e da Kitty. Ah, gente o Lievin é muito fofo, né? Espero que ele permaneça assim, por que ao longo de mais de 700 páginas muita coisa ainda pode acontecer.

Bom, o objetivo do meu post aqui não é conversar sobre Tolstói, mas sobre uma outra autora que descobri ontem e que realmente não tem nada a ver com literatura russa! Vou contar a história do começo....

Todo sábado eu passo na locadora depois do trabalho e pego uns filminhos pra ver no fim de semana. Já tinha algum tempo queria ver Miss Potter. Não conhecia absolutamente nada sobre o filme e nem me preocupei de ler a caixinha com o resumo por que eu pego muitos filmes pelos atores ou diretores. Peguei esse por causa da Renée Zellweger e ainda tem o Ewan McGregor, que eu adoro.

Qual não foi minha surpresa ao constatar que eu estava vendo o filme mais fofo ever! Até chorar eu chorei... É muito lindinho mesmo! E como nada na vida é por acaso, o filme conta a história de uma escritora inglesa de livros infantis chamada Beatrix Potter. Além de escrever as fábulas, ela também as ilustrava com uns personagens fofíssimos! Aqui nesse site vocês tem uma amostra.

Pensei em contar aqui um pouco sobre a vida dela, mas estaria estragando a surpresa daqueles que por ventura resolvam assistir o filme, então desisti....

O filme corta bastante coisa importante. Como todo filme biográfico seria impossível colocar tudo ali. No entanto, foca bastante na questão da criação literária e como ela começou a escrever e desenhar desde pequena, se tornando anos mais tarde, e com muita dificuldade, uma escritora bem popular na Inglaterra.

Na Wikipedia em inglês tem bastante informação sobre ela pra quem quiser saber mais e não se importe em descobrir o que acontece no filme.

Pra terminar, uma ilustração de Potter: este é Peter Rabbit, um dos personagens mais populares que ela criou. Aliás, achei um site no qual vocês podem baixar livros infantis, entre outros clássicos da literatura, e assim as obras de Potter. Se alguém quiser ler a historinha do Peter Rabbit, clique aqui. A home do site é esta. Tudo em inglês. É realmente bem mais difícil achar sites desse tipo em português.

9 comentários:

Carrie, a Estranha disse...

Que bacana, Bella! Puxa, adoro literatura infantil, mas conheço muito pouco. Acho fascinante escrever pra crianças.

Bjs

Anônimo disse...

então carrie, lembrei de vc qdo vi o filme. achava mesmo q vc ia gostar.
bjs

Carrie, a Estranha disse...

Bella,

O Sparknotes já tá em Links Sublimes. EU tinha entendido q eram guias de leitura, por isso pus esse nome. Não é? Caso não seja, então tire dali. Caso seja, vc não acha melhor ficar ali do q no "baixando livros"?. No momento ele tá nos dois.

bjs

Anônimo disse...

Meninas,

também amei a história da Miss Potter. Fiquei fascinada pela forma como ela lidou com sua vocação. Realmente tem tudo a ver com a Carrie.

beijinhos.

Anônimo disse...

* carrie, já mandei um e-mail pra vc. dá uma olhada lá.

* rivia, vc viu o filme tb? se não viu, corra, pq é mto fofo!

bjs meninas

raquel winter kreischer disse...

eu já disse que amo o Lievin?
rsrs

Anônimo disse...

ah raquel eu tb!!! acho ele mto fofo! pelo menos até agora... hehe

Anônimo disse...

Gostei muito...
Muito obrigada por esses links, a história de Beatrix Potter nos ensina muito, além de ser verdadeiramente linda...Tambem chorei e chorei...
Parabéns pelo Blog...Muito boa idéia, quer dizer "idéias" *:)
Tudo de bom pra vcs !!!
bjO*
Lara ( lara.qr@bol.com.br )

Anônimo disse...

Gostei muito...
Muito obrigada por esses links, a história de Beatrix Potter nos ensina muito, além de ser verdadeiramente linda...Tambem chorei e chorei...
Parabéns pelo Blog...Muito boa idéia, quer dizer "idéias" *:)
Tudo de bom pra vcs !!!
bjO*
Lara ( lara.qr@bol.com.br )