Sublimes Conversações

Ou conversações sublimes sobre literatura. Um clube do livro. Uma roda de leitura. Quase um grupo de auto-ajuda. Amigos que nunca se viram sentando-se em volta da fogueira para ouvir histórias contadas por aqueles que vieram antes. Ou em cafés do século XIX. Entre, puxe uma cadeira ou ponta do cobertor, encha sua xícara de chá. Seu copo de "vinho, poesia ou virtude". Embriague-se de letras. Pré requisito indispensável: querer. Bem-vindo a todos.

domingo, 16 de março de 2008

Impressões gerais de outros leitores

Essas são as impressões de Formiga Irmã - vulgo Bibi, vulgo “O Baru”, também conhecida como Viviane – sobre o nosso livro. Lembro que quem quiser fazer o mesmo, basta enviar o texto para mim ou para Rosi, ou Bellinha que nós publicamos – com os devidos créditos, é claro.


"Li os dois volumes do Tolstói nas minhas férias de janeiro. Estava na praia e choveu muito! A casa tinha apenas televisão aberta e nada de internet. Nos dias de chuva, meus dias se resumiam a TV e a leitura.

Gosto muito do universo de século XIX: roupas, descrições e a tranqüilidade em relação à leitura. O historiador Peter Gay diz que no século XIX a leitura era uma diversão, um prazer. Os romances eram as novelas ou o Big Brother de atualmente. Hoje isso se perdeu. Há uma profusão de informações e ler um folhetim acaba sendo algo meio prosaico e anacrônico. A leitura perdeu o status de divertimento e se apresenta com um caráter formativo e mais digno do que a TV.

O historiador Peter Gay, no livro “A Educação dos Sentidos”, analisa a experiência burguesa do século XIX através do diário de uma mulher casada. Ele explica que os códigos daquela época não eram tão rígidos e estreitos como supúnhamos e a mulher casada poderia desfrutar de sua sexualidade com o seu marido ou com seu amante. Esse autor contesta veementemente a idéia de que só os homens possuíam amantes e suas esposas viviam anestesiadas sexualmente. Entretanto, aceitava-se o amante, mas não a separação.

E foi esse viés que o livro me prendeu: o adultério. Fui capturada pelo casal Vronski e Ana. Por que Ana não manteve Vronski como amante e permaneceu fiel a estrutura de seu casamento? Há, no começo do livro, uma amiga que a incentiva manter o casamento e o relacionamento com Vronski. Mas Ana não aceita essa situação. Ela quer mais em um século em que a mulher não podia tanto. Há algo de uma morte anunciada, de uma tragédia, do inevitável que encanta, mas também amedronta. Ana foi a Moscou ‘salvar’ o casamento do seu irmão, no caminho conhece a mãe de Vronski e antes deles se conhecerem a paixão já existe. Vocês já se apaixonaram por alguém antes de conhecer? Eu já. A mãe prepara o caminho do filho, o caminho para o inferno.

Antes de conhecer Vronski pensei que seria um patife. Ao longo do livro, ele se apresenta belo, digno e desgraçado. Forte e decidido em seu amor. Após conhecer Ana, ele percebe que sua vida só teria sentido ao lado dela e se resigna. E, depois da sua morte nada mais sobrou.

Ana Karênina é uma heroína do século XIX, logo está presa a algumas determinações da época. Mas mesmo assim, ela encanta pela força. Ela precisava viver intensamente o amor, mas precisava ser aceita socialmente e isso já era pedir demais. Ela escolhe a loucura à exclusão e comete o ato derradeiro e extremamente forte: o suicídio.

Gostei muito do casal Liêvin e Kitty. Embora ache Liêvin excessivamente ingênuo. Há uma beleza na pureza como ele questiona o mundo. Destaco como o parágrafo mais belo o que se refere à monotonia de seu casamento. A distância que há entre a teoria e a prática, o sonho e a realidade. A idéia de que existe um final feliz em que a paz reinará para sempre.

Havia dois meses já que Liêvin se casara. Era feliz, mas não como o esperava. A cada passo surgiam decepções, embora compensadas por imprevistos encantos. Era feliz, é certo, mas, ao princípio a sua família, via-se reconhecer a cada instante que era muito diferente do que sempre imaginara. Exatamente como aquele que depois de admirar o barquinho que singra, sereno e ligeiro, pelas águas de um lago, verifica, ao pôr os pés a bordo, que não basta ir quieto lá dentro, mas que é preciso estar atento a todo o momento ao rumo a seguir e à água que lhe corre por baixo, e que tem de remar e que lhe doem as mãos não acostumadas aos remos, outro tanto ocorria com o seu casamento. Em suma: era bem mais fácil olhar, pois, o barco que faze-lo singrar.


Bem, deixo-os com essas impressões e o convite a mantermos nosso grupinho de leitura unido e que a leitura seja de fato um prazer".

Nenhum comentário: