Sublimes Conversações

Ou conversações sublimes sobre literatura. Um clube do livro. Uma roda de leitura. Quase um grupo de auto-ajuda. Amigos que nunca se viram sentando-se em volta da fogueira para ouvir histórias contadas por aqueles que vieram antes. Ou em cafés do século XIX. Entre, puxe uma cadeira ou ponta do cobertor, encha sua xícara de chá. Seu copo de "vinho, poesia ou virtude". Embriague-se de letras. Pré requisito indispensável: querer. Bem-vindo a todos.

sábado, 12 de janeiro de 2008

Impressões gerais


Terminei de ler Ana Karênina, minha gente! Demorei um mês.

Eu gostei muito. É o típico “romanção” do século XIX. Me lembrou um pouco Madame Bovary.

Sem dúvida o personagem mais complexo é o Liêvin. Talvez por ser bastante parecido com o próprio Tolstói.

O livro é bastante ingênuo. Ao contrário de qualquer livro de Dostoievski, seu conterrâneo e contemporâneo – ainda que não caibam comparações em arte (e na vida) fica difícil não comparar.

Chega de falar sobre o livro, se não na nossa discussão (março) não terei mais nada pra falar.

É impressão minha ou as pessoas não estão gostando muito do livro? Sei lá, esse blog tá muito parado…

Em que parte vocês estão?


***


Comecei a ler “Freud e o Estranho. Contos Fantásticos do inconsciente” (TAVARES, Bráulio (org.). Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007). É uma coletânea de contos fantásticos da virada do século XIX pro XX, partindo do texto de Freud, “Das Unheimliche” (O Estranho), de 1919, onde o autor analisa o conto “O homem de areia”, de E.T.A. Hoffmann.

São todos contos que remetem ao Estranho, ao Fantástico e ao Inexplicável.

Confesso que sou fã ardorosa desse gênero. Gosto do policial e do terror, mas o fantástico é muito mais sutil e o que eu mais gosto dentre esses.

É interessante a classificação que Bráulio Tavares, o organizador da coletânea, faz logo no prefácio sobre os autores fantásticos. Para ele, seriam de três tipos: A) O Profissional, aquele que usa o Fantástico apenas como ferramenta estilística, sem acreditar necessariamente nele, sendo pragmáticos e materialistas nas suas vidas. Exemplos: Borges, Garcia Márquez, H. P. Lovecraft…;B) O Simpatizante, aquele que estuda temas do ocultismo, que acredita na possibilidade no Fantástico irromper a vida cotidiana. Como exemplos: Júlio Cortázar, Ítalo Calvino, Guimarães Rosa e outros e, por fim, C) O Autor Fantástico, cito: “o que literalmente experimenta rupturas com a realidade, seja por meio de drogas, do cultivo de estados alterados de consciência, seja através de paranóias ou neuroses que o conduzem com freqüência a estados semi-alucinatórios, semidelirantes, que contaminam a ficção”. Exemplos: Antoine Artaud, William S. Burroughs, Clarice Lispector e Edgar Allan Poe.

Ainda que eu não concorde exatamente com o fato de que Clarice apresente um “estado alterado de mente” (pra mim ela é um estado lúcido de mente), sem dúvida essa é a minha turma. Por compartilhar de seus textos – ou de seus estados alterados de mente.

***


Aliás, pensando nisso, resolvi elaborar uma lista dos meus autores prediletos. Aí vai (sem nenhuma hierarquia):


Clarice Lispector

Edgar Allan Poe

Rubem Fonseca

Machado de Assis

Érico Veríssimo

Woody Allen

Virgínia Woolf

Kafka

Paul Auster


E vocês? Quais são seus autores preferidos?

19 comentários:

Flavia disse...

Adicionaria na lista:

Caio F.Abreu que é meu top-top atual
Fernando Pessoa
Mario Quintana
E o Khaled de "O Caçador de Pipas"

Anônimo disse...

ai querida, me bata, mas eu to quase desistindo de anna karenina. não é q eu desgoste. mas tb não me empolguei. e qdo não me empolgo, já viu né? fico enrolando... o lance é q eu acho q as coisas demoram mto a contecer nesse livro. tipo, com mto custo eu to na p. 200 e sei lá o q e tipo, nada de ohhhh, acontece... ah sei lá, acho q sou mto impaciente. vou continuar tentando, mas talvez não tenha terminado até o dia da reunião.
bjks

Carrie, a Estranha disse...

Flávia,

Sim! Não falei de poesia, mas Pessoa está entre os meus prediletos.

Bellinha,

Eu imaginei q isso aconteceria. Só não imaginei q acontecesse com uma das adminstradoras e maiores empolgadas pelo blog, né? Rsrsrs...
Ainda mais alguém que fez Letras...Achei q vc fosse insistir mais.

Ah...eu acho q vc tem q entrar na onda do livro. De que é século XIX e tentar saber um pouco da temática q ele está trabalhando ali...a linguagem é bem fácil.

Mas por outro lado eu entendo. Livro q não pega logo de cara é complicado.

Andrea disse...

Eu ammo Paul Auster...ninguém conhece!

Andrea disse...

Camões, JD Salinger e Caio Fernando Abreu. Para não repetir os supracitados.

Anônimo disse...

ai q gafe! mas lembrando q apesar de ser administradora do blog eu NÃO votei na anna karenina para ser a nossa obra de estréia! hahaha! ok, isso não é desculpa. sim, o livro é fácil, concordo total. a única coisa é minha falta de empolgation. vamos lá, vou insistir mais um poquito, de repente deslancha.
andrea, como assim ninguém conhece paul auster?? tá, td bem, não sou nenhuma expert, só a trilogia de ny, mas as pessoas conhecem sim! não??
autores preferidos?? hummm... deixa pensar? sei lá, não tem um ser assim q eu tenha lido váriassssssss obras e tal. eu leio um poquito de cada coisa...

Frau !!! disse...

Oi Carrie, confesso que ainda não estou nem na metade do Ana, mas não foi por falta de paixão não, falta de tempo mesmo, este início de ano tem sido pauleira estou trabalhando como uma burro de carga, mas também confesso que o livro não me cativou muito não. Enfim saio de férias em breve e aí sim vou me dedicar a minha leitura. Aliás assisti ao filme, o que me instigou a chegar ao final do livro.
Autores é complicado, cada dia descubro alguém bom. Gosto como a galeriha acima do Caio F. de Abreu, que tem muita sensibilidade nos textos. Mas meus preferidos sem dúvida são Gabriel Garcia Marquéz (the best) e Noam Chomsky, é o tipo de literatura que me enche os olhos.

Alexandre Kovacs disse...

Parabéns, muito bom gosto na escolha dos autores e também bons textos no BLOG, voltarei por aqui mais vezes.

Carrie, a Estranha disse...

Bellinha,

Mas q vergonha! Rsrsrs...Ainda por cima a pessoa tá de férias! Tsc, tsc, tsc...

Se vc não tá dando conta da Ana, tb não ia dar do Crime e Castigo. Sinto te avisar.

Vamos lá, força!

Rosi,

Nem me fale! Tô trabalhando muito, por isso quis ler rápido!

Kovacs,

LEgal, pode fazer parte do nosso blog.

Bjs a todos

Carrie, a Estranha disse...

É bincadela tá, Bellinha?!

;)

Anônimo disse...

eu sei carrie!! hahaha! mas não duvido não... foi só desculpinha q eu dei aí em cima...

Dali disse...

Curti sua seleção e acho que os escritores que trazem um pouco de magia ao mundo são muito melhores...

Adoro o jeito absurdo do Gabriel Garcia Marques, gosto de Machado de Assis, curti Kafka na adolescência e acho o poema "O Corvo" de Edgar Allan Poe fantástico...

Tentei encarar Ana Karenina também na adolescência numa fase doida em que eu disputava comigo mesma quantos livros conseguia ler em uma semana, mas não virou...

bjs, Dalila

vieira calado disse...

Excelente iniciativa!
Cá para mim, regada com um bom copo de vinho tinto!
Um abraço de aquém Atlântico.

Bia disse...

Carrie, só consegui comprar o meu livro agora. Vou tentar tirar o atraso (ui!) no carnaval.

E, nossa, eu AMO o Paul Auster. AMO. Mas agora não dá pra elaborar a minha lista dos mais-mais, passei aqui fugida. To no trabalho!

Carrie, a Estranha disse...

Vieira Calado,

Ora, pois pois! Bem-vindo!

Bia,

Isso! Corre que ainda dá tempo!

Bjs

Anônimo disse...

o meu é o marcelo rubens paiva.

Sérgio Mayor de Andrade disse...

Olá Line, quanto tempo. Olha eu é:

Aldous Huxley
Oscar Wilde
Edgar Allen Poe
Franz Kafka
Albert Camus
Jean-Paul Sartre
Boris Vian
William Shakespeare
Hans Cristhian Andersen
N. Gogol
Bret Easton Ellis
Jack Kerouac
Allen Ginsberg
Stephen King
William Burroughs
Lewis Carrol
Alfred Jarry
Brecht
Eça de Queirós
Henry James
Robert Louis Stevenson
Bram Stoker
Gustave Flaubert
Gil Vicente
Thomas Mann
Mary Shelley

Carrie, a Estranha disse...

Ei, qto tempo!

Nossa, q completo vc!

bjs

Anônimo disse...

Olá, pessoal!

Estava navegando pelo google atrás de um perfume e vi um blog chamado Sublime SucubuS. Achei o nome mto interessante e criativo e fui vê-lo descompromissadamente; aí vi clube de livros, que me interessa mto, e caí aqui!

Faço parte de um fórum de livros, filmes e poemas, onde os participantes interagem entre si, trocando idéias, resenhas, opiniões e mta conversa de alto nível. Se vcs quiserem ir nos visitar, www.pointcultural.com

Abraços,
sucesso,

Rodrigo