Sublimes Conversações

Ou conversações sublimes sobre literatura. Um clube do livro. Uma roda de leitura. Quase um grupo de auto-ajuda. Amigos que nunca se viram sentando-se em volta da fogueira para ouvir histórias contadas por aqueles que vieram antes. Ou em cafés do século XIX. Entre, puxe uma cadeira ou ponta do cobertor, encha sua xícara de chá. Seu copo de "vinho, poesia ou virtude". Embriague-se de letras. Pré requisito indispensável: querer. Bem-vindo a todos.

domingo, 13 de abril de 2008

Rumo ao segundo livro

Após uma rápida consulta, o livro a ser lido será "O retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde. As reuniões - virtuais - acontecerão daqui a dois meses. Em julho, ok? Segunda semana de julho, pode ser?
Há edições da LP&M por 15,00 reais, mas acho que deve dar pra baixar na internet. Como é um livro relativamente pequeno não deve ter tanto problema.
E até lá vamos colocando coisas aqui sobre o autor e o período, como fizemos com o primeiro livro.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Chamando todos os carros

Pessoas,
Precisamos resolver o próximo livro do Clube do Livro. Pela lógica, eu sugeriria os outros livros que entraram na outra votação – Crime e Castigo; Guerra e Paz, Virgínia Woolf; Joyce; Guimarães Rosa; Rachel de Queirós; Saramago; Balzac...mas dado ao trauma que rolou com os russos, acharia melhor pegarmos uma coisinha mais light – lembrando que a proposta do clube é ler clássicos (sem perguntas elaboradas do que “o que é um clássico”). Só pra relembrar, aqui está o post com as “regrinhas” do clubinho – e eu gosto de falar tudo no diminutivo; também já disse que eu queria ter fantasias e tomar chá enquanto discutiríamos os livros, que nem a Susie Derkins, amiguinha do Calvin (eu e meus coelhinhos) e fazer leituras dramatizadas...talvez eu deva me associar a um grupinho do Harry Potter. Ou o Clube do Livro da Ophra Winfrey. Eu sou o pior tipo de nerd: aquele que só saiu do armário na fase adulta! Ai, ai...
Mas então. Aos interessados, manifestem-se.
Estou quase no final de A montanha mágica, do Thomas Mann. Estou amando, mas não acho que seja uma boa para o clubinho. Um tijolaço de quase 1000 páginas...viagens sobre filosofia, dilemas da modernidade, psicanálise, reflexões sobre doença/saúde...enfim, a galera vai chiar que “não acontece nada” – e não acontece mesmo; o cara só fica lá no sanatório, curando da tuberculose – e eu me identifico totalmente com toda a atmosfera. Ainda mais depois de ter estado na Áustria (humm...tá boa, santa? Te mete!).
Um livro razoável, no sentido de tramanho e densidade, é Madame Bovary, do Flaubert ou A mulher de trinta anos, de Balzac. Eu já li os dois, mas...paciência. Se é para o bem do clubinho, eu leio de novo. Outro que eu também já li é O retrato de Dorian Gray, do Oscar Wilde, mas acharia uma boa opção, também.